Tentação
Rocha Eterna Bertioga

Ser Tentado

 

Existe uma confusão na cabeça de alguns acerca de tentação; aquela velha pergunta. Tentação é ou não é pecado? São duas coisas distintas. Pecado é errar o alvo (acidente de percurso) e tentação é uma prova (tribulação). Nesta meditação quero levar você a pensar baseado no texto de Mateus 4, acerca das tentações que o mestre passou (terríveis) num momento de extrema fragilidade e ver que não cedeu a nenhuma delas para agradar a Deus acima de tudo e de todos, cumprindo assim o que já estava estabelecido.

Texto: (MT 4)

Versículo Chave: (MT 4.1)

“então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”.

1)    Deserto

 

Todos nós já passamos (ou) iremos passar pelo processo de Deus na nossa vida chamado deserto. Lugar de solidão absoluta. Sequidão extrema; lugar onde aos olhos humanos tudo conspira contra nós. Lugar de guerra travada todos os dias. Tem um pedaço de uma canção que acho interessante como o autor resumiu o deserto... ”porque toda essa dor?... por que o deserto é a escola do Senhor”. Tem outro ditado popular que diz assim “contra fatos não há argumentos”.  Se você ainda não encarou o deserto, se prepare! E se você já passou por um, se prepare que sempre tem mais! O treinamento de Deus ainda não cessou em nossas vidas!

 

2)    Fragilidade (MT 4.2)

 

Jesus estava saindo de um jejum e no decorrer do texto você percebe a fragilidade física de Jesus quando teve fome (necessidade de se alimentar), mas, espiritualmente Ele estava fortalecido em Deus por que havia buscado  intensamente. Nossas tentações ocorrem quando estamos fracos (fragilizados). Por isso que a palavra do Senhor é clara quando diz: “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” “orai sem cessar para não cair em tentações”.

 

Tentações sofridas por Jesus:

 

1.    Fome (MT 4.2) *teve fome*

 

Jesus respondendo disse: “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra”. Espiritualmente falando Jesus estava saciado, pois havia terminado um jejum de quarenta dias. Sua fome é saciada à medida que você busca ao Senhor.

 

2.    Tentar a Deus (MT 4.6)

 

Jesus respondendo disse: “não tentarás o Senhor Deus”. Por muitas vezes andamos com a nossa vida a beira do abismo no limite do certo e o errado, do Santo o Profano (aquilo que não agrada a Deus). O que nos leva a viver assim? O que nos impulsiona a viver na zona de risco? A palavra de Deus é clara quando diz não tentará ao Senhor teu Deus. Também é clara e objetiva quando diz que de Deus não se zomba e dele não se deixa escarnecer. Até onde vai o nosso temor a Deus? Somos loucos em viver uma vida de aventuras inconsequentes por querer “desfrutar” de um prazer momentâneo. O temor do Senhor é o principio da sabedoria.  

 

3.    Tudo isto te darei (MT 4.9)

 

Jesus responde disse: “ao Senhor Deus adorarás”. A Glória pertence a Ele (Is 42.8). O engraçado é a expressão usada pelo diabo neste versículo “tudo isto te darei”. Pergunto-te; o que ele pode dar se não possui absolutamente nada? O diabo ele tem inveja de Deus. Jesus herdou todo a autoridade de Deus (Fl. 2) *todo o poder lhe foi dado*. O desejo do diabo desde a sua queda do céu, é ser adorado. Tanto que ele fala “se prostrado me adorares”. E Jesus adorou ao Pai até que tudo estivesse consumado aqui na terra.

Qual a tua postura diante das tentações da vida? Qual o teu comportamento diante das adversidades? Ser tentado é comum e corriqueiro na vida de um homem de Deus. O que é anormal é ceder as tentações e cometer pecado contra a santidade e a Presença do Senhor; entendendo que nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eternos pesos de glória. E que Jesus nos disse tende bom animo por que eu venci o mundo. Ele quer nos dizer que é possível suportar as tentações da vida. Que a nossa vida seja um reflexo da presença de Cristo.

 

Sejamos como Ele.

 

At.

Victor Teixeira

 


Parceiros

IFC - Instituto de Formação Cristã http://www.ifcbertioga.com.br
CNPJ: 011.104.046/0001-77
Av: 19 de maio 424 - Jd Albatroz - Bertioga - SP
Fone: (13) 3317-3314
2011© - desenvolvido por
Mentalle Sistemas Inteligentes